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Objetivos básicos da contabilidade de custos
 

A contabilidade de custo foi desenvolvida para fornecer informações de custos para os usuários da contabilidade, além de cumprir uma exigência fiscal, é um valioso instrumento de gestão, fornecendo informações que possibilita à administração gerenciar suas atividades produtivas, comerciais e financeiras, atendendo basicamente às seguintes funções:

a) no planejamento – fornecer informações para o estabelecimento de objetivos e a identificação de métodos para a realização desses objetivos;

b) no controle das operações - fornecer informações para monitoração do planejamento, aplicação de ações corretivas, determinação de padrões, orçamentos e provisões, estabelecendo comparações entre custo real e o custo orçado;

c) na tomada de decisões – fornecer informações para facilitar a escolha de alternativas nas decisões de formação de preços, determinação da quantidade a ser produzida, aumento de produção, corte de produto, compra de matéria-prima etc;

d) na determinação do lucro - através da utilização de informações dos registros convencionais de contabilidade, compilando-as de maneira prática em forma de relatórios e demonstração que apurado os custos determinem a rentabividade da organização.

         A contabilidade de custo como parte do sistema de informação contábil, tem como propósito determinar o custo do estoque e dos bens produzidos, assim como o controle financeiro dos ativos relacionados com a produção e o estoque, representados pela aquisição, fabricação e manutenção desses estoques.

Na luta por vantagens competitivas, a redução de custos é considerada fundamental. Conhecer e acompanhar a evolução do custo é aumentar a competitividade, a rentabilidade e a viabilidade econômica da empresa, buscando com isso o seu crescimento sustentado. 

         A falta de informações sobre custos significa desconhecer o próprio lucro, desconhecer os produtos que não trazem margem de contribuição, tendo como conseqüência menor rentabilidade, mau gerenciamento do capital investido na formação de estoque e por fim é não saber das ameaças à estabilidade econômica e financeira da empresa.

As organizações além de conhecimento sobre o quanto custa os produtos individualmente, hoje precisam de mais informações, e com a dinamização dos métodos de produção, precisam também de novas medidas de controles e atribuições para integrar os custos às áreas de desenvolvimento, engenharia, produção, vendas, distribuição, atendimento ao cliente, etc, incluindo análise de rentabilidade e decisões estratégicas.

 


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