Voltar |
Construindo a competência |
Competência não pode ser entendida como estoque de conhecimento Os clientes selecionam produtos e serviços, procurando por algum diferencial. Isso significa que as organizações precisam conhecer seus clientes e também os meios e processos capazes de atender suas necessidades. Como são os colaboradores que mantém um elo permanente e direto com os consumidores, obtendo preciosas informações sobre suas expectativas de satisfação ao adquirir um produto ou serviços, eles assumem importância decisiva na relação empresa-clientes. Sem as pessoas, qualquer tecnologia ou processo, por mais inovadores que sejam, não funcionam. Gestão de Competência Buscando diferenciais no mercado, muitas empresas adotaram o modelo de gestão de Recursos Humanos por competência. Para tanto, a empresa deve apoiar as inovações técnicas e administrativas, bem como a divulgação das melhores práticas entre todas as unidades da organização. Afinal, o que é competência? Atualmente, o conceito de competência está associado à pessoa e à organização. A palavra competência surge da união de três fatores: conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento é saber o que fazer, a habilidade é saber como fazer e a atitude é o querer fazer, 'colocar a mão na massa'. Não adianta uma empresa recrutar o profissional correto, se não acompanhar seu desempenho. A Gestão de Competências busca identificar e desenvolver as habilidades dos indivíduos. Enfim, competência é a capacidade das pessoas gerarem resultados para as organizações em que atuam. E, também, a capacidade da própria organização garantir mercados atuais. |
|