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Evite Surpresas com o Fisco |
A ajuda de seu contador é imprescindível Não há empresário que não se queixe da alta carga tributária e do grau de burocracia e exigências de informações solicitadas pelo Fisco. Afinal, para manter-se em dia, é preciso paciência, tempo, boa memória e estar sempre em busca de novidades tributárias. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), cerca de trezentas novas normas são editadas ou reeditadas por ano. Para não se perder na 'montanha de papéis', prazos e valores, o empresário deve conversar com o seu contador, organizar-se a esse respeito, ter uma agenda de pagamentos e acompanhá-la freqüentemente. Como agravante, a legislação é confusa. O contador torna-se o apoio seguro para que o empresário entenda como são os processos de tributação e quais tributos ele deve, ou não, pagar. O contador pode orientar, de forma didática, sobre todos os impostos. O empresário pode, ainda, criar um cronograma de datas para facilitar a vida da empresa. Toda empresa deve ter um bom arquivo de documentos (guias, declarações e livros) para evitar problemas futuros de fiscalização. Importante lembrar que esses documentos devem ser conservados por um certo tempo, dependendo de cada tributo. A organização desse arquivo é fundamental para não causar situações desagradáveis com os fiscais e multas desnecessárias. Apesar da organização dos documentos ser de responsabilidade do empresário, o contador pode auxiliá-lo nessa missão. Ele sabe os prazos de validade e a melhor forma de arquivamento: em papel ou em meio eletrônico. De olho no fisco • Marque reuniões periódicas com seu contador para esclarecimentos e orientações. • Nessas reuniões, analise as informações da sua empresa e procure novas alternativas por meio de planejamento tributário. • Tenha a documentação de sua empresa sempre à mão, de forma organizada e em dia. • Faça um arquivo dos documentos, mas restrinja o número de pessoas com acesso a ele. • Organize datas e procedimentos para preenchimento, envio e pagamento de impostos. • Crie o hábito de registrar todas as atividades do negócio. • Invista no treinamento dos funcionários que cuidam da parte legal e fiscal da sua empresa. |
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