CONTRATO DE COMODATO DE IMÓVEL RURAL DE PRAZO INDETERMINADO

       
IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES
                     


       COMODANTE: (Nome do Comodante), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (......................................), C.P.F. nº (..................................), capaz, residente e domiciliado na Rua (.......................................), nº (...), bairro (..............), Cep nº (.....................), Cidade (.........................................), no Estado (....);
       COMODATÁRIO: (Nome do Comodatário), (Nacionalidade), (Estado Civil) (Profissão), Carteira de Identidade nº (.............................) e C.P.F. nº (..........................), residente e domiciliado na Rua (...............................), nº (......), bairro (................), Cidade (............................), Cep nº (........................), no Estado (....). 
       As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Comodato de Imóvel Rural de Prazo Indeterminado, que se regerá pelas cláusulas e condições seguintes, descritas no presente.                     

DO OBJETO



       Cláusula 1ª. O presente tem como OBJETO o empréstimo gratuito do imóvel de propriedade do COMODANTE, consubstanciada especificamente na gleba de terra citada abaixo, situada na Estrada (..................), entre o Km (......) e o Km (.......), pertencente à Cidade (............................................), no Estado (......), sob o Registro nº (.........), do Cartório do (...............) Ofício de Registro de Imóveis, com as descrições contidas no cadastro do INCRA, que se faz anexo a este, bem como livre de ônus ou quaisquer dívidas. 
       Parágrafo único. A gleba de terras objeto do presente, se encontra demarcada, e possui (.....) (alqueires, hectares, metros quadrados).
 
O USO DO IMÓVEL



       Cláusula 2ª. O imóvel em questão deverá ser utilizado para exploração agrícola e para fins de lazer do COMODATÁRIO e de sua família, não podendo ceder, alugar, arrendar para quem quer que seja sem prévia autorização do COMODANTE.


       
DAS OBRIGAÇÕES
                     


       Cláusula 3ª. É de responsabilidade do COMODATÁRIO a conservação do imóvel, devendo se responsabilizar pelas tarifas e impostos que recaírem sobre o bem no período de vigência do presente.

       Cláusula 4ª. Obriga-se também o COMODATÁRIO a devolver o imóvel em perfeitas condições, tal como fora encontrado. Caso não proceda dessa maneira, responderá, na forma da lei, por perdas e danos2.              

       Cláusula 5ª. Caso o imóvel em questão neces de benfeitorias para sua perfeita utilização, será responsável pela sua feitura o COMODATÁRIO. Tais reformas serão devidamente ressarcidas pelo COMODANTE.              

       Parágrafo primeiro. O COMODANTE não será obrigado a ressarcir as benfeitorias que não são necessárias à perfeita utilização do imóvel.       

       Parágrafo segundo. Toda e qualquer benfeitoria a ser feita, necessária ou não, deverá ser autorizada por escrito pelo COMODANTE. Dessa forma, o COMODATÁRIO será reembolsado pelas despesas caso a benfeitoria seja necessária.              

       Cláusula 6ª. O COMODATÁRIO se compromete a manter a área cedida como lhe fora entregue, não comprometendo de qualquer forma a extensão e os limites da propriedade.

DA MORA

              

       Cláusula 7ª. Se por qualquer motivo, houver mora do COMODATÁRIO, responderá por ela e será cobrado o aluguel do imóvel pelo tempo que a propriedade tenha sido ocupada após o término do prazo estabelecido entre as partes3.                     

DO PRAZO
                     


       Cláusula 8ª. O presente contrato será de prazo indeterminado.              

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
       


       Cláusula 9ª. Caso o COMODANTE decida vender o imóvel ainda na vigência do presente instrumento, o COMODATÁRIO terá direito a uma indenização no valor de R$ (..........), paga no momento da desocupação.
       Cláusula 10ª. O presente contrato inicia-se a partir da assinatura pelas partes.                     

DO FORO
                     


       Cláusula 11ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (..................); 
           
Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas. 
             
(Local data e ano).
      
(Nome e assinatura do Comodante)  
     
(Nome e assinatura do Comodatário)
       
(Nome, RG e assinatura da Testemunha 1)   
      
(Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)  
        
 Nota:               

       1. Art. 1.248, do Código Civil.  
      
2.
Art. 1.251, do Código Civil.
   
3.
Art. 1.252, do Código Civil.
 
  
4.
Art. 1.250, do Código Civil.