PROCURAÇÃO PARA CAIXEIRO-VIAJANTE
 
       OUTORGANTE: (Nome do Outorgante), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (....................), C.P.F. nº (......................), residente e domiciliado na Rua (.....................................), nº (...), bairro (...........), Cep (.............), Cidade (................), no Estado (....).
        
OUTORGADO: (Nome do Outorgado), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (....................), C.P.F. nº (....................), residente e domiciliado na Rua (.........................), nº (....), bairro (...........), Cep (..............), Cidade (................), no Estado (....).
          
Através do presente instrumento particular de mandato, o OUTORGANTE nomeia e constitui como seu procurador o OUTORGADO para fazer viagens e representá-lo nas transações decorrentes da função de viajante, defendendo os direitos e interesses do OUTORGANTE, podendo vender mercadorias; receber dinheiro, garantias e bens dos fregueses do OUTORGANTE em pagamento de dívidas; dar recibos e quitações. O OUTORGANTE concede ainda ao OUTORGADO os poderes derivados da cláusula ad judicial, permitindo-lhe protestar títulos e fazer movimentações de retirada, cobrança, alterações em prazos e descontos, assumindo qualquer atividade necessária para realizar o presente instrumento da melhor forma possível, inclusive constituir advogado e substabelecer.
        
(Local, data e ano)
        
(Nome e assinatura do Outorgante)
            
Veja Também:
      
NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO - NCC (2002). - Art. 653
      
NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO - NCC (2002). - Art. 692